Edson Lustosa

Edson Lustosa

terça-feira, 11 de julho de 2017

TRISTES TÓPICOS

NÃO, NÃO POSSO PARAR
Não, não posso parar. Se eu paro, eu penso. Se eu penso, eu choro. Melhor, desabafar nestes “Tristes Tópicos”. E eis que voltamos com esta coluna. E, desta vez, por recomendação médica. Cada vez que olho para os lados vejo que é melhor seguir em frente.

BANZEIRO DOIDO
Caríssimos leitores, vou explicar e peço que não me digam que é preciso fazer o desenho. “Teatro Banzeiros” é apenas uma marca, inventada como qualquer marca. O edifício público é o “Auditório do Centro de Formação de Professores”, ligado à pasta da Educação.

INFELIZ ANO NOVO
Vem aí 2018. Faltam menos de seis meses. E até agora não se viu uma reunião pública sequer ser convocada pela Administração Municipal de Porto Velho para tratar do Plano Municipal de Saneamento Básico. A partir de janeiro, sem plano não virá verba da União.

É LEI, NÃO É FAVOR
Decreto Nº 7.217, que Regulamenta a Lei N 11.445, diz: “Art. 23. O titular dos serviços formulará a respectiva política pública de saneamento básico, devendo, para tanto: I - elaborar os planos de saneamento básico, observada a (...) ampla participação da população (...)”.

HILÁRIO, HILARIÊ
O empresário envolvido na falsificação de notas 50 reais declarou que, quando foi chamado a participar do esquema pelos familiares do ex-senador Mário Calixto, eles lhe asseguraram que o dinheiro seria usado para comprar votos. Pois os eleitores não poderiam reclamar.

AGORA EU VI
Passeando pelas cercanias do antigo, abandonado e desprezado Palácio Presidente Vargas, vi que num obelisco, na face voltada para a janela do antigo gabinete do governador, há a inscrição: “A sã política é filha da moral e da razão”. Agora entendi a mudança de sede.

PRESERVAÇÃO
Nos idos fins do século passado, quando havia uma escadaria em frente à antiga residência oficial do governador, era ali que a criançada se reunia pra fumar maconha. Acabou-se a escadaria, construíram no local. E a moçada continua lá. Isso que é tradição.

VAZIO URBANO
Já que o prefeito nem sequer se pronuncia sobre o combate aos vazios urbanos, é o caso de a própria sociedade se mobilizar para acabar com essa pouca vergonha de tanto terreno baldio em Porto Velho. O da esquina da Dutra com a D. Pedro II agora é estacionamento.

AVERSÃO
Uma coisa que me impressiona é por que os analfabetos têm tanto desprezo por quem escreve. Num determinado parlamento estadual, foi aprovada a criação de um prêmio para jornalistas. Mas até o presente momento não consta que tenha sido implementado.

VIAGEM...
Contam que o prefeito de uma cidade muito bonita da Amazônia resolveu fazer uma visita técnica, para troca de experiências, à administração da Disneylândia. Pouco aproveitou, pois o contexto era totalmente diferente: lá há apenas um Pateta. E não exerce cargo de confiança.


Nenhum comentário: