Edson Lustosa

Edson Lustosa

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

TRISTES TÓPICOS

DECISÃO SALOMÔNICA

Atestando a absoluta incapacidade do Estado diante da crise instalada no sistema prisional, no Rio Grande do Norte decidiram dividir o presídio de Alcaçus em duas bandas, uma para cada facção criminosa. Em resumo: quem até então resistia e não tinha se enquadrado em nenhuma, agora teve que se enquadrar. Esse Brasil tem cada uma...

CRIMINALIDADE RURAL

Deu na televisão: o crime avança sobre o campo. Um morador da área rural do Município de Cacoal dá seu testemunho de que a ideia de que a vida no campo é mais segura já não faz mais sentido. Difícil deve ser eleger profissionais de segurança pública para atuarem longe das cidades. Veja-se, por exemplo, a situação da Polícia Federal nas fronteiras.

SANGUE BOM

Pode ser que ainda não esteja acontecendo. Mas já está prestes a acontecer a suspensão de cirurgias em face do baixo estoque de sangue. Não estaria passando da hora de se pensar uma estratégia de comunicação dirigida aos familiares das pessoas que aguardam cirurgia, motivando-as a doarem e se mobilizarem em prol de doações? Perguntar não ofende.

BOATE KISS

Embora já esteja completando quatro anos, o crime da boate Kiss ainda não resultou na prisão de ninguém. Fica a pergunta: por que será? Enquanto isso, as prisões estão lotadas de ladrões de galinha. Interessante é que nem mesmo as pessoas que vivem reclamando que ninguém defende o direito das vítimas se mostram interessadas em fazê-lo.

FIQUE ESPERTO

Nos primeiros meses de toda administração, há os que torcem que haja erros para que, com as inevitáveis substituições, sejam abertas oportunidades de alguma boquinha. Ardilosamente montam uma espécie de tropa de choque voluntária nas redes sociais, acusando os que fazem críticas de fazerem o que eles é que fazem: torcer pelo pior.

LOUCADEMIA DE POLÍCIA

Consta no noticiário internacional que dois alunos da Escola de Sargentos de Polícia de Puno, no Peru, foram filmados tendo relações sexuais em um sofá na própria instituição de ensino onde se preparam para garantir da ordem e a paz social. Os dirigentes da instituição já devem ter decidido o que fazer para acabar com essa pouca-vergonha: vender o sofá.

JÁ QUE ESTÁ DENTRO, DEIXA

Ainda sobre a doação de uma rua para a empresa Irmãos Gonçalves: o prefeito Chaves concedeu uma entrevista coletiva para esclarecer o infortúnio. Segundo ele, tudo vai ser refeito dentro da legalidade. O prefeito explica que se trata de uma rua que nunca foi utilizada. Mas claro! Se antes de fazer a doação ela já está murada, como utilizá-la?

PADRÃO GLOBAL

O G1, site feito por mortais comuns, mas com a pretensão de trazer para a internet o padrão Globo de jornalismo, presenteou seus leitores com a seguinte pérola: “Homem mata enteado, atira contra a ex e depois comete suicídio em Goiás”. Perceberam a sutileza? Se não colocam que foi “depois” ia parecer que primeiro se suicidou e depois matou os outros.

SALÁRIOS PAGOS

Em Vilhena, três vereadores conseguiram na justiça que a Câmara de Vereadores fosse obrigada a pagar seus salários. O pagamento havia sido suspenso desde que os três foram presos no ano passado. O entendimento de que não deveriam receber salários por não terem feito absolutamente nada, para sorte dos demais, não prevaleceu.

CEM ANOS DE ULYSSES

Apesar de Ulysses Guimarães ter nascido em 1916, parece que as comemorações de seus cem anos adentram os primeiros dias de 2017. Ulysses, o “Senhor Diretas”, o homem que presidiu a Assembleia Nacional Constituinte, morreu em um acidente aéreo no litoral fluminense em 1992. Nada mais seu disse, nem me foi perguntado.




Nenhum comentário: