Edson Lustosa

Edson Lustosa

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

TRISTES TÓPICOS

Edson Lustosa

SEM MEMÓRIA

No próximo dia 28 de janeiro completam-se 30 anos da morte do ex-governador Jorge Teixeira. É mais uma data que deverá passar em branco, assim como passaram os 25 anos da Constituição do Estado. Mas nem tudo está perdido: a polícia e o Ministério Público comemoraram em grande estilo os dez anos da Operação Dominó.

EVOLUÇÃO

A Eletrobrás Distribuição Rondônia evoluiu bastante não apenas na prestação de seus serviços, como também na interrupção deles. Antigamente a população era pega de surpresa com apagões. Agora, não. Já se sabe que vai faltar energia todo domingo, das 18h00 às 19h30. Pelo menos em alguns bairros de Porto Velho é assim.

JUSTIÇA RÁPIDA

No prazo recorde de apenas 10 anos a justiça rondoniense conseguiu condenar os ex-deputados envolvidos no escândalo da folha paralela. Mas isso foi só para os não reeleitos. O presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho, continua posando tranquilo para fotografias. Tem foro privilegiado. Pri-vi-le-gi-a-do, entendeu?

COISAS DO ALÉM

Quem mais uma vez dá o ar da graça em Rondônia é o místico Isaac D’Almada. Sua última cartada certeira foi a eleição de Hildon Chaves: “para abrir as portas de um novo tempo é de chaves que o povo se valerá”. Ele agora anuncia: “antes que o galo cante, choro e vela na assembleia haverá.” Quem se dispuser a decifrar, que decifre.

NA CABEÇA...

Isaac D’Almada, que quando Jorge Teixeira mal assumira o governo de Rondônia previu que ele morreria numa cidade à beira do mar, abandonado pelos amigos, prevê agora que um escândalo sexual botará a perder a unidade de um clã político: “oculto estando, oculto permanecerá aquele que, de longe, o peso na cabeça sentirá”.

FIDEL

Festa em Miami. Foguetório, rum e rumba. Os imigrantes cubanos foram tão enfáticos em festejar a morte de Fidel Castro que, por certo, caíram nas graças de Trump. Já em Cuba, nove dias de luto oficial. Na Coreia do Norte quem não chora bem chorado é fuzilado. Mas os cubanos são treinados, choram todo dia na hora do almoço.

PORTO VELHO

Em Porto Velho também já se programa uma grande festa. Será no dia 1o de janeiro, na frente da Prefeitura Municipal. Fogos de artifício, música, apresentações teatrais, acrobatas… tudo para festejar o final da atual administração municipal. A preocupação dos organizadores é o risco de que o próximo prefeito pense que festa é pra ele.

BIG BROTHER

É cada moda que aparece em certas profissões! Os apresentadores de telejornais e repórteres desenvolveram um hábito pra lá de estranho: eles conversam entre si, e o fazem repetindo excessivamente o nome um do outro, deixando o telespectador com uma estranha sensação de que seria um observador no estilo big brother.

BOM VELHINHO

Até agora o que se sabe o que o presidente Temer achou de aconselhar o então ministro da Cultura, o jovem Calero, para que tirasse a questão do prédio em Salvador do âmbito político e a passasse para o âmbito jurídico, tirando-a do Iphan e passando-a para a AGU. Errou? Parece que sim. Mas erro maior foi recriar o Ministério da Cultura.

2016 ESTÁ LONGE DE ACABAR


Afinal, quem mandou matar Naiara Karini? Por que o processo de Cassol não anda e ele continua no Senado mesmo condenado? Qual foi o desfecho judicial da operação que encheu de vereadores a cadeia de Porto Velho? A liberação de ICMS das usinas hidrelétricas vai dar processo ou ficar por isso mesmo? O Estadão do Norte vai voltar?

Nenhum comentário: