Edson Lustosa

Edson Lustosa

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

TRISTES TÓPICOS

BOMBÓDROMO

Porto Velho não tem bumbódromo, mas tem bombódromo: o trecho da avenida Amazonas entre as ruas 7 e 9. Pelo menos umas duas vezes por mês tem espetáculo. Sempre por volta das três da madruga, meninos peraltas estouram bombas no caixa de auto-atendimento (eletrônicos todos os caixas hoje são) do Banco do Brasil. E tome bomba!

TEM QUE ESTUDAR

Não são só os historiadores autodeclarados (nessa onda de dizer que é, sem na verdade nunca ter sido), há também agora os cientistas políticos autodeclarados. Camarada nunca abriu um livro de Ciência Política, nem mesmo como disciplina de outros cursos de graduação, daí aparece com suas “análises”. Uns analisam, outros banalizam.

AUDITORIA

Felizmente o presidente do Tribunal de Contas e o procurador do Ministério Público de Contas vão empreender uma auditoria operacional no sistema carcerário de Rondônia. Seria interessante se começassem pelo Pandinha, que é prisão provisória. Mais especificamente pelo brechó, para onde recolhem as roupas confiscadas ilegalmente dos detidos.

ESTILISTAS

Se for pensada uma estruturação da carreira de agente penitenciário, não apenas a formação superior em direito deve ser cogitada, mas também a formação em moda. Especialmente no Pandinha funciona um ateliê experimental, onde cortam as calças dos presos e criam novos modelitos de bermudas e shorts. Clodovil babaria se vivo fosse.

CORRIGINDO A CORREIÇÃO

Pode ser que o Tribunal de Contas enxergue o que o Tribunal de Justiça parece nunca ter visto: que os presídios estão longe de atingir níveis mínimos de eficiência em seu mister de recuperar, por absoluta falta de lay out de suas instalações, falta de manutenção das instalações hidráulico-sanitárias; e falta, principalmente, de vergonha dos governantes…

THE FLASH

Mais rápido do que se esperava, o prefeito Chaves revogou o decreto de doação de uma rua para a empresa Irmãos Gonçalves. A tramitação do projeto de lei na Câmara Municipal já é de uma imoralidade gritante, pior ainda foi o decreto feito nas coxas. Dica: estudem mais antes de fazer besteira. No mínimo terão mais argumentos para defender a besteira.

MANDRAKE

A menos que o processo administrativo corra literalmente contra o tempo, da frente pra trás, está difícil fazer o desfile de escolas de samba no dia 4 de março, em plena Quaresma. É aguardar pra conferir. Se forem seguir a lei direitinho, vai demorar... A menos que role uma solução mágica. Alguém conhece algum carnavalesco que seja mágico?

BIG BROTHER BRASIL

Falam mal da Globo, mas uma coisa deve ser reconhecida: há anos ela vem pregando uma solução para o sistema prisional, mas nossos governantes não estão nem aí. Se fosse adotada essa medida, a entrada de armas e outras coisas não teria alcançado o nível que alcançou. É só pôr câmeras nas celas. Confessionário para os agentes corruptos? Talvez.

É DO PERU!

Vem do Peru a notícia de que as contas da Camargo Correia foram congeladas. O Ministério Público peruano congelou as contas de empresas brasileiras acusadas de dar dinheiro para vencer licitações. A coisa no exterior está ficando de um jeito que basta dizer que é corrupto que automaticamente se torna suspeito de ser... brasileiro!

MEIO A MEIO

O Governo de São Paulo vai pagar R$ 25 mil, e não os R$ 50 mil prometidos, ao informante do paradeiro de Alípio dos Santos, um dos assassinos de Luiz Carlos Ruas. Será paga metade porque as contribuiu para a prisão de apenas um dos suspeitos. O outro foi preso com base na investigação da polícia. Sorte do denunciante que era só mais um.








Nenhum comentário: